66 thoughts on “Losurdo explica: NAZISMO, FASCISMO e COMUNISMO [legendado]

  1. Uma coisa que eu acho mais importante que corrigir os erros histórico e conceitual é utilizar nazismo, faxismo, colonialismo para desligitimar conceitos sem nenhuma ligação

  2. a tradução confunde o tempo todo europa oriental com europa ocidental… mas apesar disso, excelente video.

  3. Boitempo: como já foi observado, o termo Osteuropa significa Europa Oriental, em alemão. Há uma incorreção em 15:03. Onde há "Nosso 'Far West' é a Europa Ocidental", leia-se Europa Oriental.

  4. Que aula! O professor Domenico Losurdo faz muita falta, mas sua obra está aí, sendo um dever de qualquer professor(a) de História que honre este título estudá-la e levá-la à sala de aula. "Guerra e Revolução" é um livro esclarecedor e inspirador para falarmos com propriedade sobre tradição colonial, imperialismo e nazismo. Que a Boitempo continue publicando as obras de Losurdo e vídeos com suas brilhantes falas!

  5. Porque êle não olha para a frente? insegurança…ou não tem confiança no que afirma…Para colaborar: o nome completo do partido de Hitler era: "Partido do nacional socialismo dos trabalhadores da Alemanha." Ou seja, o PT deles !!!!

  6. A eugenia nasceu nos Estados Unidos.
    Marx falava do desejo de manter escravos tb os brancos. Veja seus escritos sobre a guerra civil entre sulistas e norte… aqui raça e classe aparecem como transversais à luta de classe.
    Sim. Hitler admirava os US. Tanto…que foi a IBM contratada para fazer o censo dos judeus. Na epoca usavam os cartões perfurados…que depois viraram "recibos" das horas trabalhadas em geral….holerits

  7. ACABOU , HITLER E MUSSOLINI FORAM SOCIALISTAS DO COMEÇO ATÉ O FINAL , A VERDADE FOI USURPADA , ASSIM COMO QUANDO A UNIÃO SOVIÉTICA SUSTENTOU NAZISTAS NO BERLIM OCIDENTAL EM 1970 , NAZISMO , FASCISMO E COMUNISMO SÃO TRÊS IDEOLOGIAS BASEADAS NO COLETIVISMO EM NOME DO ESTADO , DA SEGREGAÇÃO RACIAL E DA LUTA DE CLASSES

  8. UTILIDADE PÚBLICA: TEMOS LEGENDAS EM PORTUGUÊS! ❤

    Este vídeo do Losurdo já foi legendado por nós em português! Para visualizar as legendas, basta habilitá-las no botão "Legendas/Legendas ocultas" que fica na barra de reprodução do próprio vídeo. Aliás, via de regra, todos os vídeos em língua estrangeira que produzimos aqui para TV Boitempo passam por esse processo interno de legendagem por nós! 🙂 É o caso das entrevistas recentes com Patricia Hill Collins, Perry Anderson, Slavoj Žižek, Christian Laval, Judith Butler e Tariq Ali, entre outros… 🙂

  9. Sou de ESQUERDA desde que me entendo por gente. A leitura a ser feita é :
    Hitler, gostemos ou não,era de ESQUERDA.
    A esquerda também se confunde frente a desinformação e pelo repúdio imediato ao que foi chamado de antissemitismo,e posteriormente de “holocausto” amplamente trabalhado pela propaganda sionista Norte americana. Importante deixar claro que que não sou HITLERISTA,nem nazista,nem tampouco antissemita.
    Mas vamos a analise.
    Hitler era um político largamente culto e preparado,ao contrário do que muita gente pensa.
    A esquerda acha porque hitler era contra o marxismo e comunismo,o considera de direita. Errado!
    Ser contra o Marxismo,não é ser contra todas as ideias de Karl Heinrich Marx.
    O Marxismo é um conjunto de idéias,entre as principais: crítica ao capitalismo,socialismo e comunismo.
    Ser contra o Comunismo não torna Hitler de direita. Ser contra o comunismo indica, antes de tudo, que hitler não queria seguir o caminho do Comunismo, uma das ideias de Marx e porque?
    Hitler era um defensor do Estado. Hitler via o Estado como instrumento de resolução dos problemas do povo e do
    Trabalhador alemão e que seria com um ESTADO forte que ele soergueria a Alemanha e alcançaria seus objetivos expansionistas. No Comunismo pleno do Marxismo,a figura do Estado NÃO existe. Mais ainda,
    O comunismo estabelece mudancas drásticas na economia.
    NADA DISSO INTERESSAVA A HITLER QUANDO CHEGASSE AO PODER.
    Ademais,Hitler já em 1917 contemplou a revolução russa e a chegada dos defensores do comunismo ao poder e toda a complexidade de sua consolidação. Os defensores do comunismo enfrentaram guerra civil e um período de instabilidade pra implantação do novo regime. Não estavam nos planos de Hitler trilhar caminho pelo comunismo.
    Outras motivos que levaram hitler a não comungar com o comunismo.
    Hitler lutou na primeira guerra( 1914-1918) percebeu que as manifestações internas na alemanha,praticadas por social democratas e um movimento comunista iniciante,neste periodo, afetaram o desenrolar da guerra de maneira desfavorável aos Alemães. E fez o Hitler nacionalista detestar estes dois segmentos políticos a quem os chamavam de covardes.
    Além disso,no decorrer da vida politica de hitler a partir de 1924/32_ quando sai da prisão_os comunistas estiveram sempre na concorrência com o alemão por espaco político. E na disputa pela presidência do pais em 1932, Os votos dados aos comunistas faltaram a hitler.que perdeu pra Hindenburg. Hitler ficou em segundo lugar e os comunistas em terceiro. Essas disputas politicas marcaram toda a trajetoria do alemão ate chegar ao poder.
    Pra completar Hitler era um revanchista,os russos venceram a alemanha na 1 guerra mundial e quando chegou ao poder,não demoraria com seu plano expansionista pra cima da Rússia comunista ou não.

    Notório e muito mais importante,Hitler era um anticapitalista.
    Não só pelo que leu de Karl Marx e outros autores. Portanto Hitler concordava com as ideias criticas de Marx ao capitalismo.
    Razões não faltaram a Hitler pra não gostar do Capitalismo.
    Hitler já adolescente observava o que o capitalismo provocava de desigualdade na Áustria.
    A Áustria era um cadeirão de etnias. Estas observações importantes não recebem nem destaque da propaganda sionista norte americana. Não interessa aos propósitos da propaganda.
    O tratado de versalhes (severo castigo)aplicado a Alemanha em 1919 por países capitalistas que lhe venceram na 1 guerra mundial afetou drasticamente a vida dos alemães, deteriorou a economia e provocou hiperinflação,recessão,pobreza,atraso,fome e humilhação. Tratado versalhes que durou até hitler chegar ao poder (de 1919 a 1933)e que não era combatido e sem um nacionalista convicto permaneceria sabe lá ate quando.
    Esse tratado mais o capitalismo praticado pelos capitalistas alemães e sobretudo os judeus causaram todas as situações ruins já mencionadas.
    Hitler contemplou o que o capitalismo fez em 1929 nos EUA,Com a grande crise,em termos de levar desemprego,pobreza,fome e miséria aos estadunidenses,e que afetou tambem a europa.
    Colaborando,ainda mais,negativamente pra situacao dos alemães. E num país lotado de estrangeiros capitalistas QUE VIRAVAM AS COSTAS AO SOFRIMENTO DOS ALEMÃES,isso,só mudou com hitler no poder.
    OS capitalistas semearam o surgimento de Hitler.
    Hitler de Direita?
    _Qual o político de direita fica contra o capitalismo,liberalismo econômico?
    Me mostrem.
    _ Que politico de Direita cria,se filia e defende o sindicato dos trabalhadores e operarios alemães?
    _ Que político de Direita critica e combate a burguesia austríaco-alemã?
    _ Que politico de Direita utiliza de maneira concreta e PERMANENTE o Estado na realizacao de politicas públicas sérias e realizadoras ao seu povo?
    _ Que politico de Direita procura zerar o desemprego,se isso não é mais uma caracteristica da Esquerda? Hitler zerou o desemprego já em 5 anos de governo (1933-1938).
    _ Hitler anticapitalista e contra o comunismo,o que resta pra hitler? O socialismo.
    Achar que Hitler jogou à toa o termo socialismo no seu partido é desdenhar dos conhecimentos de Hitler.
    Ate porque o nazismo foi chamado de regime de 3 via,uma espécie de Socialismo a la hitler.
    Mas ainda sim, socialismo. Socialismo alemão que conviveu com a propriedade privada e os meios produções com seus donos privados. Essa inclusive é uma das razoes dos empresarios se alinharem a hitler,já que os empresários temiam mesmo era o Comunismo.
    Ressaltar que não é de se estranhar apoio de empresário a quem chega no poder por interesses de lucro advindos do Estado.
    Outra coisa, antes de hitler chegar ao poder, A Direita já se demarcava claramente na Alemanha com os Social-democratas ( politicos apoiados por banqueiros,mercado financeiro,empresarios,comerciantes e meios de comunicação,na maioria judeus ).
    _Como um nacionalista não priorizaria seu povo,frente a estrangeiros gananciosos
    e egoistas??

    NUNCA a propaganda sionista Norte americana vai revelar o que os “bonzinhos” dos judeus e os alemães donos do capitalismo,
    Praticavam na Alemanha durante o governo do anticapitalista hitler.
    Sem dúvida,algo pior que o que vem fazendo a oligarquia podre venezuelana ao governo socialista bolivariano de Nicolas Maduro.

    _Nacionalismo e anticapitalismo que foram transformados em antissemistismo e xenofobia pela propaganda sionista Norte americana.
    Não sou eu quem vai falar sobre “holocausto” os revisionistas espalhados pelo mundo que já falam desde muito tempo.
    PORTANTO,
    Hitler de Esquerda:
    Anticapitalista.
    Nacionalismo concreto.
    ligado a sindicato.
    Estado no controle.
    Autoritario_ Stalin também foi.
    Nazismo_ regime de 3 via=Socialismo a la hitler.

    Hitler Na versão PROPAGANDA sionista Norte americana,
    ser chamado de:

    Anti-marxismo_ Não gostava apenas de uma das ideias de Marx e não esclareceu bem isso. Mas gostava das críticas de Marx ao capitalismo.

    Anti-comunismo_ Comunismo a idéia que não queria seguir.

    ultra-Nacionalista_ Líder que vai dificultar a intromissão norte americana e estrangeira.
    portanto,rotula-lo de xenófobo.

    Antissemita_ Criticar e combater as praticas capitalistas de judeus,não é ser antissemita.

    Ditador_ Prendeu os capitalistas discordantes no período da guerra.
    Os EUA sempre chamaram seus rivais de ditadores. Ho chi min,Fidel,Chavez,Bashar al Assad,Kim jong un,Maduro.

    Causador do "Holocausto"_ O revisionismo(corrente científica) explica os fatos.

    O Alemanha perdeu a guerra. Dificilmemte o governo alemão,mesmo nos dias de hoje com Ângela merkel,vai contrariar a versão fabricada por quem lhe venceram_Os EUA. Sob pena da Alemanha sofrer sanções embargos,derrubada de poder ou ate um novo conflito. Não será a Alemanha quem dará pistas sobre a verdade. A alemanha NÃO mais correrá riscos por um hitler e nazismo do passado. "Mais negócio" pra Alemanha fazer o jogo estadunidense.

    A verdade: Hitler
    Ganancioso,revanchista,belicioso.

    Querer a verdade não é ser hitlerista,nem nazista nem tampouco antissemita..

  10. Nazismo e Comunismo: duas faces da mesma moeda – (Insituto Liberal)

    Quanto à colaboração de Hitler com Stalin até 1940, basta dizer que enquanto a fome grassava na URSS – milhões de ucranianos tiveram seus produtos agrícolas expropriados por Stalin e morreram de inanição!!! – a URSS forneceu toneladas de comida e matérias primas para Hitler e em troca recebeu armas e orientação bélica.

    Na realidade, ambos os partidos únicos da Alemanha e da URSS eram socialistas totalitários – o PCUS [Partido Comunista da União Soviética] e o Partido Nazista [Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei / Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães].

    https://www.institutoliberal.org.br/blog/politica/nazismo-e-comunismo-duas-faces-da-mesma-moeda

    Esse tal Vladmir Herzog, vulgo Vlado, nasceu na Croácia e veio para o Brasil ainda criança, para fugir do nazismo, mas a Iugoslávia, da qual passaram a fazer parte os croatas, viveu uma ditadura socialista pesada.

    Essa "cabra vermelho" entra em uma emissora de TV pública fundada na época do Regime Militar brasileiro e passa a difundir o comunismo que ferrava a sua antiga terra, além de apoiar terroristas, guerrilheiros e suversivos PEÇONHENTOS e teve o fim até mais brando do que o ex´prefeito petista de Santo André, o Celso Daniel.

    Os paulistas e os brasileiros não devem nada à essa figura e a Fundação Padre Anchieta e suas mídias Cultura não podem mais servir como artigo de herança para o instituto que leva o nome desse traidor da pátria.

    Isso só acontece por causa dos 35 anos de PSDB no Governo do Estado de São Paulo, que sempre abrigou gente da mesma categoria.

    Lembre-se disso nas próximas eleições.

  11. Olá, canal. Gostaria de sugerir que o canal apoiasse e começasse a ajudar a chamar pessoas para as ruas para a manifestação Contra a reforma da previdência. O tempo urge e não deveriamos ficar esperando outras centrais o fazerem. Independente de sindicatos( que podem também participar,é claro, mas parecem estar "atados") será necessário atuarmos nesta luta. A contribuição do seu canal poderia ser essencial e revolucionária

  12. Cara na boa… Este é o vídeo q vcs postam para "iluminar" a questão? O cara não entra no assunto nos primeiros 10 minutos, fica tentando relativizar tudo, vcs mostrando a capinha de um livro (é assim q vcs tentam vender?). Os burrões de esquerda e direita ficam na manchete do Bolsonaro, mas a direita tá aí gente, com um monte de gente dando ótimas e convincentes explicações sobre o assunto. Esse aí enrolando não vai ajudar não.

  13. Grande Losurdo. Campeão do marxismo nos anos sombrios do pós-Guerra Fria. Tua voz seguirá viva e forte!

  14. Estou buscando leituras importantes sobre o Estado, o liberalismo clássico e o neoliberalismo e suas insuficiências, e assistir esse vídeo me propôs um conteúdo denso, e com certeza muito sólido e consistente. Grato.

  15. Wonderful, thanks guys for the share! That is really awesome, such a pleasure to hear him. You guys rock.

    Love from France Comrades

  16. Sim os comunista sao nazista e gostam de dar pequenas esmolas para o cidadão pobre .Pra ele não ter dignidade . Este é comunismo do .pt. e dos seu aliados que bom que estes comunista deceram pro buraco .e nunca mais volta a governa este país .o Brasil terá grandes mudanças e este passado triste ja ficou pra traz .

  17. Quanta lucidez. Serve pro adeptos das falácias da direita liberal brasileira que desconhece sua própria história e opina de forma insensata pra equiparar comunismo e nazismo.

  18. Fiquei ansioso para que ele começasse a explicação e essa nunca vinha. Pensei que era uma grande introdução, mas não era. Não há explicação alguma sobre nada do título, é incrível. Há uma teoria sobre a influência dos EUA na formação da ideologia nazista. Só. Vários bobos aplaudem, a maioria por devoção apenas por que nada entenderam e assim segue a vida. O canal favorita os comentários que gosta pra ficar no topo e assim segue a vida novamente. Só não dá pra chamar de Olavo da esquerda por que ele não xinga, e por que na esquerda tem vários nesse calibre, tanto quanto na direita. Esses só são expoentes do delírio. Esse mundo de vocês me dá azia, pfv não façam isso comigo, não faço mal a ninguém.

  19. Fácil descobri. ..quem foi estalem Mussolini kadafe Fidel castro quem são os ditadores do ano 2019 fácil

  20. Sim! É mais do que óbvio que este revisionismo É motivado por questões ideoógicas. Para se ter certeza, basta verificar que os imbecis que dizem que o Nazismo é de esquerda ou que foi uma revolução e não golpe o golpe de 64 no Brasil nem são historiadores. São imbecis inseridos em uma bolha. Por isso a irritação da esquerda que se sente imputada por um crime que não cometeram. É o mesmo que dizer pra mim, que estudei a vida inteira que 2+2=3,5. Como é que eu não vou querer meter um tapão na cara de um filho de uma puta destes? É lógico que nem podem querer me processar por xinga-los tanto assim, pois a Calúnia é mais condenável que qualquer injúria, pois prostituição não é crime. Assim, o que querem esconder quando xingo a mamãezinha deles de putas? Estes caras no governo, com estas intenções verisionistas são uns imbecis filhos de umas putas. E é claro, principalmente, quando vemos o dono da Havan falando merda sobre os SPANS, ou aquela que ficou conhecida como "Deputada coca-cola", que movimenta a logo da latinha para frente das cameras…

  21. Nazismo é de esquerda sim.

    https://research.calvin.edu/german-propaganda-archive/haken32.htm

    https://youtu.be/pMx8SHzhk1U

  22. Que decepção! Esperava uma conclusão agregadora de algum valor de conhecimento. Perdi dezessete minutos para o sujeito falar de colonialismo e que o Terceiro Reich falava bem dos Estados Unidos. E dizer que isso refuta os Totalitarismos do século XX. Puta que paril! Que bosta!

  23. Ciro Gomes, pessoa sensata e corajosa, que pode governar o Brasil e a população sem capacidade de ligar tico e teco… veja como educação pública e privada ruim prejudica mesm;… ate' a imprensa não conseguem entrevistar ele, ficam no reducionismo e na xenofobia, porque não aguenta um nordestino inteligente, competente e compromissado…!

  24. Como pode uma pessoa falar tanto fora do assunto em questão e ninguém perceber e pior, chegam a elogiar. Esse homem está senil.

  25. "Eu não sou apenas o vencedor do marxismo. Se se despoja desta doutrina seu dogmatismo judaico-talmúdico, para guardar dela apenas seu objetivo final, aquilo o que ela contém de vistas corretas e justas"

    "Eu aprendi muito do marxismo, e eu não sonho esconder isso. O que me interessou e me instruiu nos marxistas foram os seus métodos. Todo o Nacional Socialismo lá está contido. O nacional socialismo é aquilo que o marxismo poderia ter sido se ele fosse libertado dos entraves estúpidos e artificiais de uma pretensa ordem democrática"

    Adolf Hitler, apud Hermann Rauschinning, Hitler m'a dit, Coopération, Paris 1939.

    https://m.youtube.com/watch?v=Y5OyXFZUOlg

    https://m.livrariacultura.com.br/p/livros/historia/hitler-ma-dit-2765291

    Socialismo fascista
    https://www.amazon.com.br/Socialismo-fascista-Pierre-Drieu-Rochelle/dp/8889107219

    Desafio os jornalistas da emissora ou qualquer outro para um debate. Observação: sem apelo a autoridade, apenas uma análise do próprio regime e de sua economia.
    O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães era um partido revolucionário. Por que? Pois visava controlar os meios de produção mediante a centralização do poder no Estado (socialismo), uma característica comum com o socialismo marxista. Porém, o socialismo marxista  tinha uma característica internacionalista, não "nutria" o sentimento de identidade nacional e visava o controle completo dos meios de produção. Já o Nacional Socialismo controlava os meios de produção através da "economia fascista", onde o Estado associa-se à corporações, através de vantagens e coerção. A propriedade privada era permitida, entretanto estava sob o controle do partido Nacional Socialista — no caso. O mercado funcionava conforme as decisões do partido.
    O Nazismo tinha um apelo anticapitalista, ódio às democracias ocidentais republicanas e alterou culturalmente a sociedade alemã visando implantar na cultura, doutrinas do partido. (igual o PT ou qualquer partido marxista). Basicamente se a direita que conhecemos no nosso contexto hoje — o que de fato representa a direita — fosse governo, certamente os nazistas seriam oposição, ou seja, esquerda.  Por que? Pois os valores da direita ocidental hoje é democrática, republicana e capitalista, muitíssimo diferente das aspirações nazistas e socialistas em geral.
    Aí vem uns retardados e regurgitam: "Mas Hitler perseguia comunistas!". Tá, e daí? Ele combatia os valores da direita ocidental tanto quanto combatia o marxismo, mesmo que o método de ambos tivessem a mesma base filosófica. Os nazistas  acreditavam que o capitalismo e o comunismo eram dois lados sob controle de uma "elite judaica".

  26. É, mas êle forçou a barra…destacando a escravidão americana…e os 300 anos da escravidão usada por portugueses e espanhóis? E, no Brasil, onde os portugueses consideravam os índios como "gentios" , ou, quase gente? E os antigos gregos e romanos, entre outros povos, com a utilização de escravos? Logo, muito tendenciosa a análise do entrevistado: uma evidente análise ideológica…que busca convencer e, não, buscar a verdade.

  27. Infelizmente todos os movimentos coletivos são de esquerda assim tanto os socialismo, social democratas, o fascismo e o nazismo são de esquerda.

  28. respeito muito o professor losurdo, mas nada disso enseja compreender no que se transformou a urss sob stalin, muito menos justifica.

  29. Meio inocente supor que a nomenclatura soviética tinha de fato alguma intenção de libertar seus servos por qualquer razão.

  30. Adorei os livros A Luta de Classes e Léxico do Império e pretendo,assim que sobrar uma grana,pois sou proletário, portanto pobre, adquirir Guerra e Revolução do grande e eterno professor Domenico Losurdo.

  31. O melhor de toda essa analogia dramaticamente fantasiada, é que Thomas Jefferson (a quem ele alega, entre outras palavras, ter similaridades com o nazismo, ao relativizar o totalitarismo e relação aliado-inimigo) foi justamente o fundador do Partido Democrata-Republicano, que viria a ser o Partido Democrata de hoje (este oficialmente fundado em 1828 se ñ me engano). Engraçado que este mesmo Partido Democrata é que viria a lutar ao lado dos Confederados pela escravidão sulista, contra a União, esta sim comandada por Abraham Lincoln, pertencente ao Partido Republicano. Recapitulem, o Partido Democrata é de esquerda ou direita? E o Partido Republicano? Agora analisem outro fato: alegar que Thomas Jefferson se aliou a Napoleão (um filhote de Rev Francesa) e lembrar que ele foi um dos apoiadores da Revolução Francesa, seria uma forma de colocar na mesma balança nazismo (coisa que ele faz ao citar Rosenberg e sua ideia de Sub-humanos oriunda do historiador e PhD de Harvard L. Stoddard) e a democracia ocidental capitaneada pelos EUA.
    Ou seja, para deixar claro, todos os pontos de possível semelhança salientadas neste vídeo entre “EUA” e Nazismo, têm sua raiz justamente no que hoje é reconhecidamente como de “visão esquerdista” dentro da América. Se olhar para as grandes democracias (e é por isso que elas morrem por dentro – vide o livro Democracia, o Deus que Falhou), a presença de racismo, eugenias, utopismos igualitários e integrações forçadas, residem justamente nas alas progressistas. Aproveitando-me deste termo elegante pergunto: será que Hitler, Stalin, Mussolini, Mao e Pol-Pot não se achavam que eram os “Progressistas” do mundo moderno?

  32. Karl May escritor de aventuras no Velho Oeste era um dos livros preferidos do jovem Hitler, que nisso não inovava, já que era o preferido de todo garoto alemão. Freud já nos dizia que a irracionalidade do homem está na persistência de modos de pensar e sentir infantis na vida adulta. O Velho Oeste do alemães seria a Rússia, como aponta o Prof. Losurdo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *